segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Quase não era canto, no sentido em que este é aproveitamento musical da voz. Quase não era voz, no sentido em que esta tende a dizer palavras. O canto flamenco é antes da voz ainda, é fôlego humano. Uma palavra ou outra às vezes escapava, revelando de que era feita aquela mudez cantada: de história de viver, amar e morrer. Essas três palavras não ditas eram interrompidas por lamentos e modulações. Modulações de fôlego, primeiro estágio de voz que capta o sofrimento no seu primeiro estágio de gemido. E de grito. E mais outro grito, este de alegria por se ter gritado. Em torno, a assistência aconchega-se escura e suja. Depois de uma das modulações que de tão prolongada morre em suspiro, o grupo esgotado como o cantor murmura um Olé em amém.

Clarisse Lispector

Um comentário:

  1. Olá, minha linda, vim seguir aki tbem, eu acho linda a dança flamenca, tudo lindo aki, e a múica é show, meus beijos e deixo aki meu carinho.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir

Baila um pouco aqui!